quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CALEIDOSCÓPIO

CLARK HULINGS - Kaleidoscope - Óleo sobre tela - 73,7 x 116,8 - 1980

Caleidoscópio: não poderia haver nome mais apropriado para essa obra do artista Clark Hulings...
Cores vibrantes, infinitas possibilidades de formas e contrastes, criando uma experiência visual daquelas que poucos artistas já conseguiram com tanta facilidade, como fez Clark Hulings. Além do arco-íris multifacetado que apresenta sua composição, brincando com nossa experiência visual, há ainda todo o cuidado na representação de cada personagem, absortos em suas atividades, como se fizessem parte de uma peça teatral. Cenas tão comuns nos muitos mercados da América Central e sudoeste dos Estados Unidos.
Assim que vi a publicação dessa obra, como peça a ser leiloada no próximo dia 16 de novembro desse ano, pela Casa de Leilões Heritage Auctions, nos Estados Unidos, o mínimo que poderia fazer é compartilhar. É daquelas obras que enriqueceria qualquer coleção, pública ou privada.





Pintada no ano de 1980, no auge da carreira do artista, Kaleidoscope é apenas mais uma das tantas outras obras surpreendentemente produzidas pelo americano Clark Hulings. Sem exagero, Clark Hulings é aclamado atualmente como um dos mestres modernos do gênero faroeste. Curiosamente, não focava sua atenção nas badaladas representações de cowboys e suas andanças com animais. Hulings sempre preferiu a representação pacata das inúmeras vilas que visitou em toda sua carreira. Como também viveu na Espanha e andou por várias vilas da Itália e França; tanto criança como adulto; também sempre sentiu atraído pelas representações daqueles locais.


Uma das coisas que mais gostava de fazer, ainda quando criança, era visitar o Museu Metropolitano de Nova York, e passar horas diante das cenas realistas e impressionistas daquela instituição. O resultado disso, é que seu trabalho faz uma mescla do bom desenho realista com a audácia e o improviso de generosas camadas de tintas, com pinceladas e espatuladas improvisadas.

Essa obra abre o leilão com lance inicial de 75 mil dólares e a expectativa é que seja leiloada entre 150 e 250 mil dólares. Pela aclamação atual do artista, que faleceu em 2011, é certo que o valor final ultrapasse esses valores. Merecidamente!

Clark Hulings e seu trabalho

OUTROS TRABALHOS DO ARTISTA

CLARK HULINGS - Burro branco de Alarcon, Espanha - Óleo sobre tela - 40,6 x 61 - 1969

CLARK HULINGS - Lavadeira portuguesa - Óleo sobre tela - 50,8 x 76,2

CLARK HULINGS - Mercado em Vucchiria, Palermo - Óleo sobre tela

CLARK HULINGS - Meio-dia, Andalusia - Óleo sobre tela - 71,1 x 106,6 - 1978

CLARK HULINGS - A entrega da manhã
Óleo sobre tela - 76,2 x 50,8 - 1968

CLARK HULINGS - Garota na Sicília - Óleo sobre tela - 61 x 91,4 - 1970


PARA SABER MAIS:


4 comentários:

  1. Vc tem razão , José Rosário , as obras são realmente belas !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar. Belíssimas telas! Bom final de semana

    ResponderExcluir