quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MUSEU EUROPEU DE ARTE MODERNA


É sempre bom encontrar artistas e organizações dispostos a resgatar arte de conteúdo. Conteúdo que prioriza o mais essencial no fazer artístico: o domínio do desenho, todos os seus conceitos e a aplicação disso numa proposta que fale a linguagem desse tempo. O Museu Europeu de Arte Moderna, localizado em Barcelona, é uma das primeiras instituições antenadas para essa nova proposta. Não nega a linguagem contemporânea, que é visceral em sua ideologia como instituição, mas abre os caminhos para uma arte que ainda comungue de valores perdidos há tempos no mundo da arte. É uma instituição que abre uma nova janela para os muitos excelentes artistas figurativistas desse tempo.


         


Pertencente à Fundació de les Arts i els Artistes, seu maior objetivo é a promoção e divulgação da arte figurativa dos séculos XX e XXI. O museu funciona no Palau Gomis, numa zona de becos da Cidade Velha de Barcelona, uma área onde a cultura está sempre presente e que soube muito bem casar tradição e modernidade, sem que um venha ferir o espaço do outro. É um local que tem se tornado ponto obrigatório para o turista que vem até a cidade.


ANDRÉ CASTELLANOS GARCÍA / Espanha - Árvore azul
Óleo sobre madeira - 146 x 110

LUCIANO VENTRONE / Itália - Nu - Óleo sobre linho - 80 x 100

JUAN MANUEL JAIMES ROY / Argentina
Baco conquista a Índia
Óleo sobre linho - 197 x 148

O Museu Europeu de Arte Moderna é diferente de qualquer instituição de arte contemporânea que existe. Ali é possível ver os trabalhos desse tempo que geralmente não são mostrados em mais nenhum outro lugar. Infelizmente, as grandes e principais instituições da atualidade fecharam os olhos para a produção figurativa, ficando muito mais focadas numa arte que promova o conceito do que necessariamente a obra em si.


LUÍS FELIPE ALONSO XOUBANOVA / Espanha - Lola
Óleo sobre linho - 146 x 144

JUAN MORENO AGUADO / Espanha - A cozinha - Óleo sobre tela - 195 x 110 - 1993

PAUL BEEL / Estados Unidos - Carne Sissi
Óleo sobre tela - 100 x 100 - 2008

O edifício que abriga o museu é um antigo palácio do século XVIII, que foi construído pelo comerciante Gomis, quando o local ainda se chamava Princess Street. Durante a invasão de Napoleão, tropas francesas fizeram do local uma espécie de residência habitual. No início do século XX, quando novas propostas arquitetônicas e paisagísticas para a cidade de Barcelona foram feitas, o antigo edifício foi dividido em duas partes. Passou-se muito tempo até que, em 2000, a casa foi comprada por um rico artista holandês, que remodelou seu piso e deu-lhe um ar contemporâneo. Em 2006, quando passa a integrar a Fundació de les Arts i els Artists, a construção recebe mais uma renovada, agora sob os cuidados do arquiteto José Manuel Infiesta, juntamente com Jordi Garcés, o mesmo arquiteto autor de projetos como a reforma do Museu Picasso e Fundación Godia. Finalmente, em 2011, o museu é inaugurado com uma extensa coleção de pinturas figurativas, tendo em sua abertura cerca de 230 obras de artistas ainda produzindo no século XXI.


DINO VALLS - Tríptico / Espanha - Dissectio
Óleo e folha de ouro sobre madeira - 55 x 135

JUAN GUILLERMO GARCÉS SIGAS / Cuba - Sur - Óleo sobre tela

MONIQUE VAN STEEN VAN STEEN / Holanda - Retrato
 Acrílica sobre linho - 100 x 81

São quatro, as principais coleções do museu: Arte Contemporânea Figurativa, Escultura Moderna do século XX, Escultura Catalã do século XX e Art-Deco. As propostas do espaço não se encerram apenas em abrigar trabalhos dessa época. Além de um museu de belas artes, o espaço também é disponível para atividades como shows, visitas escolares e encontros, quer sejam de cidadãos, empresas ou agências. É uma instituição comprometida com a construção de um mundo melhor.


BEGNINI / Itália - Amantes - Escultura - 60 cm de altura

PARA SABER MAIS:

6 comentários:

  1. Belíssimos trabalhos... a Arte Moderna com um toque mágico...
    Luciano Ventrone é maravilhoso!
    Parabéns meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos desses artistas só conheci recentemente, Vidal.
      Inspirados e inspiráveis.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Ótima matéria, José Rosário.
    Ainda não conhecia este museu.
    Fiquei feliz que estejam apoiando esse tipo de arte.
    Abraço grande desde aqui.

    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor.
    http://facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um museu bem novo, Quimas.
      A arte tem encontrado novos rumos.
      Grande abra, amigo!

      Excluir
  3. Parabéns José Rosário ,sou artista plástico do interior da Bahia e pra mim tem sido de gigantesco aprendizado as suas matérias,que simplesmente tem nos enriquecido muito, uma vez que temos sido prestigiados com os seus comentários e matérias artísticas de ótimo gosto.
    Muito Obg' e que Deus continue te abençoando sempre.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington, fico feliz que tenha podido estar acrescentando algo. É sempre bom compartilhar coisas bosas encontradas.
      Grande abraço!

      Excluir