sábado, 14 de setembro de 2013

ARTE REALISTA E O INTERIOR DE SÃO PAULO - Parte 2

Corredeira do Rio Piracicaba, em pleno centro da cidade de Piracicaba/SP.

Ernandes Silva, Douglas Okada, Rodrigo Zaniboni e José Rosário

Ernandes Silva e Douglas Okada em sessão de plein air no mirante do Aquário Municipal.

A tarde do sábado (7 de setembro) ainda seria reservada para uma sessão de pintura ao ar livre. Dessa vez, resolvi apenas acompanhar os estudos feitos por Ernandes Silva e Douglas Okada, do mirante do Aquário Municipal, nas margens do Rio Piracicaba. Incrível como é possível existir uma corredeira com aquela intensidade em pleno centro da cidade. Só estando lá pra acreditar. É um cenário belíssimo, que dispensa muitas apresentações.
Também dei umas voltas pelas margens do rio juntamente com Rodrigo Zaniboni, que também resolveu não pintar. Fotografamos bastante e colhemos um bom material para estudos futuros.

Douglas Okada

Ernandes Silva

Obra ainda inacabada de Ernandes Silva.

O domingo (8 de setembro) foi reservado para mais viagens a cidades próximas e consequentemente mais sessões de pintura ao ar livre. A primeira parada foi o mirante no alto da Serra de São Pedro, uma cidade com tradição em esportes radicais. Uma paisagem de tirar o fôlego, num dia de sol muito quente e brisa fresca. Não me lembro de ter avistado nenhuma nuvem naquele dia.

Rodrigo Zaniboni

Ernandes Silva

Douglas Okada

Douglas Okada e Raquel.

Não me cansava do visual.

Arredores de Águas de São Pedro.

Depois de uma parada necessária para um almoço bem típico, saímos para mais uma sessão de fotos nos arredores de Águas de São Pedro (outra cidade turística), que recebia naquele dia uma exposição de carros antigos. Encontramos por lá com João Ovídio Caravita, pintor e escultor contemporâneo, que mora na cidade. João Caravita desenvolve belos trabalhos, tanto em pinturas como em esculturas de material reciclado. Belas obras soldadas, que tendem ao Realismo, mas com uma leitura bem atual.

João Ovídio Caravita

JOÃO OVÍDIO CARAVITA - Estrada
Óleo sobre tela

JOÃO OVÍDIO CARAVITA - Cavaleiro
Escultura com material reciclado

Pra variar, Ernandes Silva não resistiu ao por de sol no lago ao redor da cidade e fez mais uma breve “manchinha”.

Ernandes Silva


O próximo dia traria ainda muitas surpresas.

12 comentários:

  1. Bela exposição amigo!
    Vi ontem algumas fotos no face, e tô passando agora para parabenizá-los!!!!
    Fiquei mais feliz ainda quando vi por lá um artista paraense assim como eu, desse Estado sofrido mas que tem muita beleza para mostrar...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Yure, como dever ter raridades por aí também. O Brasil é de uma beleza inacreditável. Incrível que com tanta diversidade, os artistas saiam tão pouco pra pintar ao vivo.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Olha José estou muito motivado para fazer pinturas ao vivo depois que conheci teu blog e vi aqui belas matérias a respeito... Vocês deveriam fazer um tur por aqui na beira do Rio Araguaia, com certeza sairiam belas obras... Abraço

      Excluir
    3. A vontade é e correr o Brasil inteiro pintando. Utopia? Quem não tem sonhos não vive. Grande abraço, Yure!

      Excluir
    4. Verdade amigo! Saiba que por aqui serão bem recepcionados por mim e minha grande família! Abraços

      Excluir
  2. Puxa vida me parece que eu ja vivi neste lugar
    parabéns amigos.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a mesma sensação que eu tive R. Mendes.
      Obrigado, amigo, por passar aqui mais uma vez.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. É José Rosario o rio de Piracicaba realmente encanta,e a cidade de São Pedro com sua bela paisagem nos deixa feliz, e eu fiquei feliz em saber que vc esteve por aqui, retratando através deste seu lindo trabalho um pouquinho da nossa beleza, pena que não fiquei sabendo da sua presença...quem sabe uma proxima vez vc possa passar por Iracemápolis! abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela, precisaria de pelo menos mais um mês, para fazer um tour digno da região. Vocês tem uma riqueza cultural incrível por aí.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  4. Belos lugares, grandes artistas... que grande encontro!
    Valeu por compartilhar meu amigo...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vidal.
      Há muito mais a compartilhar. Com o tempo...
      Grande abraço!

      Excluir