sexta-feira, 16 de agosto de 2013

RODRIGO ZANIBONI

RODRIGO ZANIBONI - A Pelada - Óleo sobre tela - 110 x 170 - 2013

Há bem no fundo de todos nós, espaços guardados que jamais sofrem a ameaça do esquecimento. Espaços que contém cenas, pessoas, aromas, sabores... Que quase sempre nos ressuscitam boas lembranças do passado e nos fazem ficar por lá, por um breve intervalo de tempo, no aconchego de nossas memórias. Nessas lembranças, há sempre a presença prazerosa das pessoas que mais nos significam, que fazem confirmar que somos seres de saudades e que nos fazem gostar muito disso. Quase toda a produção artística de Rodrigo Zaniboni está repleta desses espaços revisitados, herança da infância que passou no sítio dos avós e do estreito convívio com familiares e amigos.

RODRIGO ZANIBONI - O Olhar de Elisa
Óleo sobre tela - 120 x 100 - 2012

RODRIGO ZANIBONI - O Criador e a Criação
Óleo sobre tela - 120 x 100 - 2012

Rodrigo Zaniboni nasceu em Fernando Prestes, cidade do interior de São Paulo. Até a sua adolescência, a vida no campo serviu como um estímulo nato para impulsionar seu desejo pelo desenho. Começou a potencializar o seu talento em 1998, quando toma suas primeiras aulas de desenho com Luís Dotto. A paixão pela pintura viria a se firmar logo adiante, quando recebe aulas de Celso Bayo e se confirmar ainda mais em alguns ensinamentos com Reinaldo Jeron. Foi com Washington Maguetas, em 2001, que traria a prática da pintura ao vivo como atividade, e que muda radicalmente sua paleta e sua percepção da luz. Morgilli viria logo a seguir, servindo como suporte amigo e com dicas sempre valiosas. Atualmente, a parceria com Ernandes Silva abriu um novo leque de opções em sua produção, com a prática da pintura em plein air, reafirmando ainda mais esses ensinamentos iniciados com Maguetas.

RODRIGO ZANIBONI - A Canção de Joanna
Óleo sobre tela - 50 x 40 - 2013

RODRIGO ZANIBONI - Vó Zenaide e suas abóboras - Óleo sobre tela  - 84 x 90 - 2005

Há uma evolução latente nos trabalhos desse artista paulista, desde o início de sua produção. Experimentos técnicos também não faltam, e são sempre conduzidos por um mestre ou uma referência que ele não abre mão. E, no entanto, lá continuam suas memórias, visitadas e incansavelmente perseguidas, revelando o quanto o aconchego do lar e das boas lembranças fazem tão bem à sua obra. Uma dessas memórias, que se eternizou em obra é a tela “Vó Zenaide e suas abóboras” (ilustração acima), que foi premiada no Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto, em 2005 e que também obteve o 1° lugar no 1° Salão de Artes Plásticas em Homenagem a Luís Dotto, em Catanduva, no ano de 2007. Essa obra também ilustrou o Calendário Internacional da Acrilex, em 2006, percorrendo cerca de 30 países.

RODRIGO ZANIBONI - Frutas e objetos - Óleo sobre tela - 30 x 40 - 2013

RODRIGO ZANIBONI - A Dança
Óleo sobre tela - 100 x 60 - 2013

Já possui obras em diversos países, a citar especialmente Estados Unidos, Itália e Colômbia.
A trajetória rápida e tão bem construída vai demonstrando que raízes e boas lembranças se transformaram num forte alicerce para esse artista. Que elas persistam e venham nos brindar ainda mais com suas futuras produções.


PARA FALAR COM O ARTISTA:


12 comentários:

  1. Os trabalhos de Zaniboni tem um ar puro de Zaniboni... como ele mesmo!
    Grande artista...
    Valeu amigo, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trabalhos do Zaniboni tem um apelo bem contemporâneo. São arrojadas, acima de tudo.
      Muito bom vê-lo por aqui, Vidal.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Os trabalhos do Zaniboni trafegam numa linha tênue entre o clássico e contemporâneo. Coisa de gênio! Algumas pessoas não gostam de ser comparadas a outros artístas, mas espero que encarem isso como um elogio: seus trabalhos lembram os trabalhos da última fase do meu conterrâneo Oscar Pereira da Silva.
    Estou sempre por aqui, acesso todos os dias para ver a sessão "obras de cada dia".
    Um abraço José!

    Cleber Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cléber, tenho certeza que o Zaniboni terá o maior orgulho por ser lembrado com o Oscar.
      Fico agradecido também pela sua vinda diária.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Eu tenho um imenso prazer de fazer parte da vida do Rodrigo, e posso afirmar que nele está um grande artista e um ser humano maior ainda. De coração bom, e sempre disposto a fazer o máximo pelo outro. A sua dedicação e seu entusiasmo são admiráveis, sua técnica e sua sensibilidade é surpreendente. Sou fã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom contribuir em divulgar mais esse grande artista com seus belos trabalhos, Ernandes.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. poxa vida eu aqui faço algumas pinturinhas...,sou amador faço por que gosto e vejo umas coisas tão bela feitas por grandews artistas e fico pensando.....,sou um pintor de primario mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós nos sentimos meio que iniciantes quando deparamos com algo muito bem feito. Basta uma visita a museus e sair de lá com a impressão que o aprendizado nunca cessa.
      Ainda bem!
      Grande abraço, Glener!

      Excluir
  5. Qual é o valor médio das obras de Zaniboni?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, entre em contato diretamente com ele, seja pelo Facebook ou pelo e-mail zaniboni@rodrigozaniboni.com.br
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Oi José R.Zaniboni, fico feliz em ver teu talento, minha filha Susi , tambem desenha perfeitamente é uma das arquiteta brilhante de São J. do Rio Preto. minha neta Marcela verdadeira artista em modas femenina, meu neto Victor,cursando ultimo ano em arquitetura, em Rio Preto, vai muito bem, talves ambos,tem nas veias uma pequena porcentagem do mesmo sangue, visto que meu nome é João Zaniboni, meus filhos susimeire Zaniboni. meu neto Victor Zaniboni, e minha neta tambem super dotada formada em mar.. propaganda.Winne Zaniboni,sua formatura sera em 29/08/2014. parabens a voce meu remoto parente, Deus que lhe proteja sempre. J.Z. R.O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está deixado o recado ao Rodrigo. Obrigado por partilhar conosco, amigo.
      Grande abraço!

      Excluir