sábado, 22 de junho de 2013

UM NOVO TEMPO

EUGÈNE DELACROIX - A liberdade guiando o povo
Óleo sobre tela - 260 x 325 - Museu do Louvre, Paris

Aconteceu há tanto tempo, mais parece que foi ontem...


Não poderia estar indiferente a tudo que está acontecendo, nesse momento, em meu país. Sou contemporâneo dessa geração que desperta e clama por um novo tempo. Mesmo morando longe dos grandes centros, onde as forças são maiores e os gritos são ouvidos com mais intensidade. Daqui, mesmo distante, quero deixar minha parcela de indignação e de clamor por dias melhores.
Todas as mudanças começam primeiramente em nós. As verdadeiras mudanças do mundo só serão concretas à partir das verdadeiras mudanças que se processarem dentro de nós. Felizmente há um grande grupo (a maioria) com ótimas intenções para que esse país realmente desperte para a sua vocação natural de ser grande. Infelizmente há uma minoria que aproveita da situação, para ir na contramão do que sonham os que querem bem. São pessoas que, infelizmente já nasceram na contramão da vida.
Que esse novo tempo desperte mesmo algo bom em todos nós. Que os nossos líderes se conscientizem que já não controlam uma massa qualquer. Que todos nós possamos contribuir com aquilo que podemos oferecer de melhor. Muitos aprendizados são conquistados com duras lições. Toda geração lutadora permite dias melhores às gerações futuras.
Nada melhor para encerrar esse texto do que a poesia de Ivan Lins. Que ela inspire a todos nós, ainda mais:


NOVO TEMPO
(Ivan Lins)

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança.


No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça.



8 comentários:

  1. Oi José, parabéns pela iniciativa de apoiar este movimento por um Brasil melhor. Juntos podemos mudar esta realidade, sem violência e respeitando o direito do próximo. E, nós artístas devemos como pudermos, emprestar nossa vós e nossa arte a este movimento. Podemos agragar a esse clamor mais iniciativas de à cultura e às artes, de que nosso Brasil é tão carente.
    Preparo uma matéria para meu site para o dia 1 de julho com o balanço disso tudo, visite-nos: www.ateliecleberoliveira.com.
    Um abraço!

    Cleber Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cléber, cada um é responsável com a sua parcela de ajuda. A construção de um mundo melhor tem que passar por nós, certamente.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Nada muda se você não mudar. Este é o lema, mudanças... precisamos cada vez mais de acontecimentos, conquistas, isto se caracteriza com os movimentos acontecendo, Estamos juntos nessa... abração meu amigo, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudanças geralmente causam muito incômodo, amigo. Nada é mais cômodo que deixar correr. É um ato de covardia não querer um país com melhores condições para todos nós.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  3. José Rosario gostei muito da sua materia e vemos que essas manifestações é um passo muito importante para um pais de grande potencial, porém enorme em desigualdades sociais e de tantas outras deslealdades onde a minoria dominante estão mais interessadas em seus próprios interesses e de seus aliados deixando de lado as reais prioridades, mas creio que o povo acordou do seu sono e passará a exercer corretamente o seu direito de cidadão e cobrar pelo que é seu por direto ou ao menos entender que tem direitos e não apenas deveres....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hibernação de grandes proporções, diria, José Adriano. Espero que seja realmente o acordar de um novo tempo.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. e caro mestre e isso no novo tempo apesar dos castigos estamos em cena estamos nas ruas quebrando as algemas pra nos socorrer . minas agora para mim alem de milton lô beto guedes vander lee 14 bis tem a fera dos pinceis j. rosario othon est. do rio





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Othon, há muita coisa a ser mudada e muita proposta de mudança que deve ser começada em nós mesmos.
      Grande abraço!

      Excluir