sábado, 26 de maio de 2012

ELLERY GUTIÉRREZ


ELLERY GUTIÉRREZ - Frutas em cesto
Óleo sobre tela - 120 x 180

ELLERY GUTIÉRREZ - Peras e maçãs
Óleo sobre tela - 100 x 150

ELLERY GUTIÉRREZ - Mangas
Óleo sobre tela - 100 x 150

Ainda lembrando das influências de Caravaggio sobre outros artistas, vale ressaltar que elas não se deram apenas aos seus contemporâneos, mas que continuou através de muitos séculos depois, e continua fazendo escola. Um artista da atualidade, de nome Ellery Gutiérrez, também tem suas inspirações nas sombras e luzes vigorosas, que tanto admirou nos trabalhos do artista italiano. Porém, Gutiérrez soube interpretar essas influências do antigo mestre e desenvolveu uma linguagem pictórica bem particular, explorada principalmente no uso de diversas composições com flores e frutos, além é claro, da temática com animais e figuras humanas. Mas são as naturezas mortas, os pontos fortes de sua obra.

ELLERY GUTIÉRREZ - Flores
Óleo sobre tela - 110 x 140

ELLERY GUTIÉRREZ - Cattleya Mossiae - 100 x 150 - Flor nacional da Venezuela

ELLERY GUTIÉRREZ - Copos de leite e strelitzias
Óleo sobre tela - 110 x 160

Ellery Gutiérrez nasceu na cidade venezuelana de Maracay, no estado de Aragua, em 1 de setembro de 1969. Começou autodidatamente com figuras e retratos e foi progredindo para um estilo bem próprio na representação de flores e frutos, que lhe deu reconhecimento e fama. Entre os anos de 1992 e 1995 fez aulas com o professor de desenho e pintura José Antonio Aranaz, de quem herdou o gosto pela representação de naturezas mortas.

ELLERY GUTIÉRREZ - Cocos - Óleo sobre tela - 120 x 180

ELLERY GUTIÉRREZ - Cocos
Óleo sobre tela - 100 x 150

Entre os anos de 2001 e 2002 aperfeiçoa seus estudos sobre teoria cromática com a professora Siomara Ochoa, em Caracas, cidade onde reside atualmente. Uma das características principais da produção de Gutiérrez é a execução de suas obras em grandes dimensões, adequando-se ao que o mercado às vezes nomeia de arte decorativa. Aliás, toda arte pode se propor à decoração. Independente dos rótulos, faz uma arte que encanta leigos e críticos.

ELLERY GUTIÉRREZ - Frutas - Óleo sobre tela - 120 x 180

Detalhe

Diversas exposições pela Venezuela trouxeram imediato reconhecimento e já o lança com segurança no mercado internacional. As redes sociais de comunicação são outros pontos favoráveis na divulgação de seus trabalhos. Gutiérrez é uma prova de como a influência de boas referências pode realmente render bons frutos.


PARA SABER MAIS:

2 comentários:

  1. Os trabalhos de ELLERY GUTIÉRREZ são espetaculares! riqueza nos detalhes,desenho e harmonia... maravilhoso... valeu meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não o conhecia até recentemente, Vidal. A internet e suas infinitas possibilidades...

      Excluir