quinta-feira, 29 de março de 2012

MIAN SITU


Mian Situ em seu estúdio em Laguna Beach

MIAN SITU - Vendedor de balão, São Francisco - Óleo sobre tela - 106,68 x 91,44

A arte sempre encontra seus caminhos para se manifestar, e eles se fazem às vezes pela insistência, pelo acaso ou pela paixão. Alguns limites para ela são apenas transtornos temporários, pois para aqueles que já nasceram para servi-la, o caminho sempre se faz. O início de Mian Situ, artista chinês, nascido na província de Guongdong, em 1953, tem um certo drama que parece estar sempre presente na trajetória de muitos outros artistas. No governo de Mao Tse Tung, as informações referentes à outras culturas foram completamente proibidas. Nessa empreitada, muitas bibliotecas foram lacradas e muitas obras de arte ocidentais destruídas. O primeiro contato de Situ com a arte clássica europeia se deu quando um amigo, de posse das chaves de uma grande biblioteca, mostrou a ele; às escondidas; importantes informações, principalmente aquelas à partir do Renascimento italiano. Foi o suficiente para que ele passasse os próximos dois anos reproduzindo e estudando tudo que podia assimilar daquelas referências.

MIAN SITU - Mercado
Óleo sobre tela - 60,96 x 86,36

MIAN SITU - Mãe, criança e o burro
Óleo sobre tela - 60,96 x 76,2

MIAN SITU - Rua de São Francisco com vendedor de brinquedos - Óleo sobre tela

Naturalmente, e como consequência da dedicação dos estudos realizados, ele foi aceito em Gafa, a Academia de Belas Artes de Guangzhou, onde estudou entre os anos de 1972 e 1975, até obter seu bacharelado. Assim como na arte russa, onde uma ligeira tendência para um realismo socialista se manifestava em todas as obras, também na China isso se tornou uma prática oficializada pelo governo. Com influências que vieram; para essas duas escolas; da arte realista ministrada nas escolas de Paris do século XIX, durante muitos anos tornou-se uma regra. Um dos primeiros mestres de Situ em Gafa, foi Guo Shao-Gang, ex-aluno de um artista russo de nome Yuri M. Neprintsev.

MIAN SITU - São Francisco, 18 de abril de 1906 - Óleo sobre tela - 116,84 x 193

MIAN SITU - Carinho
Óleo sobre tela - 76,2 x 60,96

MIAN SITU - Inocência
Óleo sobre tela - 40,6 x 30,48

Em retribuição aos estudos recebidos em Gafa, todo artista privilegiado por lá, cedia serviços à nação chinesa, como também aconteceu com Situ, vindo ele a trabalhar durante 3 anos, produzindo filmes de propaganda. Mas, já em 1978, à convite do próprio governo, ele retorna à Gafa. A morte de Mao acelerou algumas reformas educacionais, o que permitiu à Situ ficar livre para pesquisar melhor o trabalho de mestres modernos de diversas partes do mundo, o que fez com que desenvolvesse, assim, o seu próprio estilo. Dividiu os seus ensinamentos, lecionando na Academia de Guangzhou por 6 anos. Foi nesse período que aproveitou os momentos de folga para desenhar e fotografar os habitantes de aldeias rurais do sudoeste da China. Em várias vilas de Cantão, aprofundou na vida diária e nos costumes de sua gente mais simples.

MIAN SITU - Garimpeiros do Yuba River
Óleo sobre tela - 47132,08 x 119,38 - 2010

MIAN SITU - O neto
Óleo sobre tela - 96,52 x 86,36

MIAN SITU - Crianças da Vila Yao - Óleo sobre tela

As últimas décadas do século XX viram a chegada de vários artistas chineses em solo americano. Situ chegou em 1987 em Los Angeles, mas logo se mudou para o Canadá, vindo morar primeiramente em Vancouver e depois em Toronto. O sucesso logo lhe chegou, vencendo um salão importante em 1995, quando decide então retornar a Los Angeles em 1998, onde reside até hoje. Muitos outros prêmios seguiram a esse e o trabalho de Mian Situ é considerado hoje uma unanimidade. É um dos grandes artistas da atualidade no cenário americano.

MIAN SITU - Um novo começo - Óleo sobre tela - 137,16 x 182,88




PARA SABER MAIS:

6 comentários:

  1. Os trabalhos do mestre MIAN SITU são belíssimos,conheci seus trabalhos através do seu blog,que a cada dia nos presenteia com joias, como esta, parabéns meu amigo, felicidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tanta arte boa por aí, Raimundo. O mais interessante é que tenho percebido que às vezes são artistas desconhecidos até por profissionais da arte.
      Obrigado por passar aqui, amigo!

      Excluir
  2. Caro José,um dia conversando com o Claudio,citei o Situ,disse a ele na epóca que para mim ele é uma grande referencia,fiquei feliz em ve-lo em seu blog,pois,isto so torna o blog,a cada dia,mais importante,grande abraço,amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Túlio, há um grande número de artistas chineses, que só começaram a ser conhecidos nas duas últimas décadas. Mas estão conquistando espaços a cada dia.
      Grande abraços a todos por aí!

      Excluir
  3. Olá José, é com muita satisfação que volto a seu blog, limpando os meus olhos ou seja também minha alma, com obras desses grandes artistas Romero,Morgilli e Mian Situ,a relação com a arte, seja qual for ,é algo, muito divino,muito obrigado por nos arrebata do mundo real com suas matérias principalmente com seus conhecimentos com a mesma;Grande abraço até o próximo encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você, pela visita e pelo apoio, Isaque.
      Grande abraço e até a próxima!

      Excluir