quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RICHARD SCHLOSS

RICHARD SCHLOSS - Shoreline, fim de tarde
Óleo sobre tela - 30 x 40 pol - Coleção privada

Sempre que pensamos em um artista, imediatamente recorremos à analogias que lembrem sua obra. Essas analogias podem estar ligadas ao seu estilo, ao tema que explora ou até mesmo da técnica que utiliza para desenvolver seus trabalhos. Picasso está intimamente ligado com imagens distorcidas e cúbicas, que por um bom tempo foram a marca registrada de sua obra; Dali e suas imagens de objetos se derretendo se tornaram marcas difíceis de esquecer; Monet e suas ninféias que se tornaram seu símbolo; Volpi e suas bandeireinhas, Di Cavalcanti e suas muitas mulatas... Enfim, sempre há algo de mais especial para identificarmos a obra de um artista.

RICHARD SCHLOSS - Brumas da manhã, Leadbetter Beach
Óleo sobre tela - 34 x 54 pol

RICHARD SCHLOSS - Sonoma Coast Headland
Óleo sobre tela - 26 x 40 pol

RICHARD SCHLOSS - Ondas e luzes, Gaviota Coast
Óleo sobre tela - 24 x 32 pol

Mesmo tendo um repertório variado, com utilização de temas diversos, sempre me lembro de Richard Schloss através de suas muitas cenas com água. Marinhas, riachos, lagos... São as suas águas, os temas que mais me remetem à sua imagem. Estão sempre lá, plácidas, tempestuosas, contendo tanta luz e energia que se prendem em nossa visão como um símbolo difícil de ser trocado. Uma analogia mais que grata.

RICHARD SCHLOSS - Manhã no Rio Santa Ynez
Óleo sobre tela - 30 x 40

RICHARD SCHLOSS - West Marin Creek
Óleo sobre tela - 30 x 24 pol

RICHARD SCHLOSS - Depois da chuva, Reserva Modoc
Óleo sobre painel - 16 x 24 pol

Tive contato com a obra desse artista através de um livro adquirido em 1999, com a explicitação da técnica de mais outros 9 artistas. Os passos para captação dos seus efeitos, que englobam inclusive à utilização de generosas veladuras, muito me ajudaram na captação de sutis resultados em experiências posteriores.

RICHARD SCHLOSS - Chegando as nuvens, Butterfly Beach
Óleo sobre tela - 48 x 36 pol - Coleção privada

RICHARD SCHLOSS - Pôr de sol em Hendry's Beach
Óleo sobre tela - 48 x 36 pol - Coleção privada

RICHARD SCHLOSS - Pôr de sol em Coal Oil Point
Óleo sobre tela - 40 x 30 pol

Richard Schloss nasceu em Fort Worth, no Texas, em abril de 1953 e se instalou posteriormente nos arredores de San Francisco, mais precisamente em Santa Barbara. Em 1986, passa a integrar um grupo de 22 artistas, The Oak Group, cuja intenção maior é a de divulgar as paisagens e espaços das regiões californianas. Seus trabalhos se encontram em numerosas coleções, em diversas partes do mundo.

RICHARD SCHLOSS - Praia de Miramar, cair da tarde
Óleo sobre tela - 38 x 50 pol

RICHARD SCHLOSS - Sonoma Coast, Rocha dos Arcos
Óleo sobre tela - 24 x 38 pol

PARA SABER MAIS:

2 comentários:

  1. Zé, os contrastes no trabalho do Richard, são bonitos e interessantes. São de uma suave luminosidade. Seus comentários não preciso nem falar. Ah.Ia esquecendo. Vi seu livro hoje, ficou bom demais. Foi editado com muito requinte. Parabéns.
    José Geraldo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Zé Geraldo, valeu por mais essa visita.
    Quanto ao livro, estou encaminhando outros. Nas férias será possível conclui-los.
    Grande abraço!
    José Rosário

    ResponderExcluir