sexta-feira, 6 de maio de 2011

PINTURA EM CAMADAS

REMBRANDT - Auto-retrato

GABRIEL METSU - Um homem escrevendo uma carta

Acima: Dois resultados de pinturas bem distintos.
O primeiro com evidente textura pictórica 
revelando impastos e várias camadas. O segundo
com acabamento completamente liso
 beirando ao fotográfico. 


Encontrar, na rede, um sem número de sites destinados a orientar sobre técnicas de pintura, principalmente à óleo, até que não é tarefa muito difícil. Agora, encontrar um site que aborde sobre esse assunto, de uma maneira competente e elucidativa, isso é raridade.
“Cozinha da Pintura”, blog mantido por Márcio Guilarducci, vem suprir uma das maiores carências do setor artístico pedagógico do Brasil. A aparência sóbria, logo ao abrir a página, quer deixar bem clara qual é a real intenção do blog: compartilhar descobertas e conclusões altamente técnicas, pautadas principalmente por experimentos muito bem conduzidos e coerentes. Cada postagem é uma aula onde muitos artistas, mesmo no mais alto de suas carreiras, encontrarão surpresas e respostas não muito bem entendidas ou encontradas em suas trajetórias.
Deixo abaixo, os links de três matérias, abordadas no blog “Cozinha da Pintura”, que considero essenciais aos objetivos de quem deseja realmente se inteirar e evoluir no ramo das artes.
Um endereço precioso para adicionar a seus favoritos, e de lá não tirar mais.

PINTURA EM CAMADAS – Parte 1

PINTURA EM CAMADAS – Parte 2

PINTURA EM CAMADAS – Parte 3

5 comentários:

  1. José, fico honrado em ser citado por voce, e feliz por meus textos serem avaliados generosamente. Minha pesquisa serve exatamente para isso, compartilhar conhecimento de forma clara na esperança de ajudar artistas que se proproem a um estudo sério da pintura, seja ela antiga ou contemporânea. É gratificante ver que há mais gente disposta em compartilhar os frutos de nossos trabalhos! Conte sempre comigo, um forte abraço!

    Seu amigo,
    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Rosário, vou copiar você, rsrs (com a permissão do márcio, é claro!). vou postar no facebook esta sequência de artigos fantásticos. gosto muito dos livros que tenho do assunto, mas acho que o cozinha da pintura é algo bastante útil.num livro temos a dificuldade de retorno num caso de dúvidas e lá podemos entrar em contato com o autor e trocar informações com ele. até porque já percebi que o márcio costuma retornar os comentários postados. o "cozinha" passará a ser meu "blog de cabeceira" se alguém ainda não inventou esta expressão! abraço, paulo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo, creio que o Márcio não vai se opor à publicação dos links em sua página. Não deixe de consulta-lo antes.
    As matérias, todas as três, são realmente muito boas e me sanaram muitas dúvidas.
    Obrigado pela visita. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, se puder, dê uma passada lá no meu blog.
    Se gostar, me "persiga". Felicidades. Hiper abraço,
    João
    www.ludugero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá João, estive em suas páginas. Obrigado por aparecer por aqu, também!

    ResponderExcluir