terça-feira, 26 de outubro de 2010

OS ENCANTOS DO VALE (José Rosário)

OS ENCANTOS DO VALE
Óleo sobre tela, 100 x 70 
Acervo de Waiderson Liberato
Dionísio e Timóteo. A primeira, a cidade natal,
a segunda, onde trabalhei por 7 anos numa
empresa siderúrgica, na área de projetos.
Duas cidades com vocações tão diferentes...


Moro em uma região de dupla vocação: uma, onde o aço corre latejando força e progresso, outra, onde o setor rural insiste, sobrevivendo a tudo que o progresso engole.
Nasci em Dionísio, setor rural até hoje. Os tempos me levaram para o Vale do Aço e lá estudei e trabalhei por um bom tempo com projetos industriais. Mas, não há como negar as raízes. Há em cada um de nós, aquela lembrança de cordão umbilical. O corpo sai de um lugar, mas as raízes lá continuam. E se não quisermos sofrer, não podemos calar os chamados.
Decidi acertadamente (pelo menos não me arrependi) deixar a vocação industrial. Tempos bons foram aqueles. O desenho técnico deu-me critério, método e disciplina. Mas, é comportado demais para os excessos que a arte exige. Voltei para o campo e, por anos, pesquisei com novos olhos o que antes me parecia muito comum. A geometria perfeita dos caminhos de bois a sulcar os pastos, a conversa lenta e macia dos causos contados nas esquinas, o vai-vem de pedestres e animais nas tardes que se arrastam sem pressa... À partir daí, encontrei o que eu procurava. Resolvi colocar-me a serviço da arte. Mostrar às outras pessoas um pedaço daquilo que vejo. As curvas de estradas que inspiram mistérios, os rios mansos e ameaçados, a gente tão mineira que ainda encontro aqui e ali e que não tem medo de ser feliz.
Pinto o que vejo e o que vivo, sobrevivendo aos modismos contemporâneos, que vez ou outra insistem em me seduzir. Mas, as raízes, aquelas das quais não se pode fugir, me pedem para serem expostas. Tenho um compromisso com a arte: levar ao mundo um pedaço do meu mundo, que o progresso ainda não conseguiu engolir.



4 comentários:

  1. Achei essa tela perfeita.
    Adorei essa mistura.
    Postei no meu Blog viu. olha aew.
    http://iuryfredy.blogspot.com/2010/10/os-encantos-do-vale-jose-rosario.html

    ResponderExcluir
  2. Fantástico,Impressionante,maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo grande talento,que bom que decidiu pela arte.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Reginaldo. Grato pela visita, mais uma vez!

    ResponderExcluir